Quer ganhar desconto na compra do seu novo Volkswagen?

Basta preencher o formulário abaixo:

Autorizo o uso dos dados informados neste formulário para manter contato com a Importadora, de acordo com sua Política de Privacidade.

Preencha o formulário ou entre em contato pelo telefone (82) 2121.7100





Autorizo o uso dos dados informados neste formulário para manter contato com a Importadora, de acordo com sua Política de Privacidade.









Autorizo o uso dos dados informados neste formulário para manter contato com a Importadora, de acordo com sua Política de Privacidade.

Descontos no IPVA: descubra quem tem direito e como garantir!

Foto por Envato

Há quem se engane ao pensar que os gastos com um veículo serão finalizados assim que ele é comprado. Entre as despesas com cuidados e manutenção, existe uma taxa que é paga anualmente para os sistemas públicos, chamada Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA. 

Apesar de ser uma taxa obrigatória, existem formas de conseguir descontos na hora do pagamento, mas para isso existem pré-requisitos e procedimentos para eles serem obtidos. Essa é uma forma de contribuir para aqueles que não têm renda suficiente e não querem ser prejudicados por não pagar o imposto.

Separamos a seguir algumas informações para que você possa entender mais sobre o assunto. Continue a leitura!

Quem tem direito ao desconto no IPVA?

A taxa cobrada pelo IPVA é equivalente a 3% do valor do automóvel, e por mais que possa ser paga por parcelamentos ou a vista, nem sempre isso é possível para todos os motoristas. 

O desconto no imposto é dividido em categorias, sendo elas: deficiências e limitações físicas ou mentais, algumas doenças crônicas e o ano do veículo. A partir dessas categorias, para solicitar o abono, você deve verificar se também se encaixa com os pré-requisitos e entrar em contato com a Prefeitura ou Estado para verificar se há o item disponível em sua cidade. 

Separamos a seguir por categoria quem tem acesso ao desconto!

Isenção por doenças

Tem acesso ao desconto na taxa os portadores das seguintes doenças:

  • Pessoas com doenças que limitam movimentos ou afetam os músculos e os ossos, como artrite, hérnia de disco, espondilite; encurtamento de membros, escoliose, entre outras;
  • Pessoas que passaram por cirurgias ortopédica nos pulsos, no joelho, na coluna, no ombro, ou que passaram por amputação de membro;
  • Pessoas com doenças neurológicas, como doença de Parkinson, esclerose múltipla, deficiência mental;
  • Pacientes com câncer, em tratamento ou em pós-operatório, incluindo mastectomia;
  • Portadores de doenças crônicas, como cardiopatias, HIV, tendinite, entre outras.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns casos. Se você tem alguma condição de saúde e tem dúvidas se ela está contemplada, procure informações com a Secretaria da Fazenda da sua região.

Isenção por carro roubado

Em alguns estados, o motorista que comprovar que teve seu carro roubado também pode solicitar o desconto no IPVA. 

Esse direito é garantido mesmo que o veículo tenha sido recuperado,  já que houve um período sem ele. Nesse caso, o desconto será dado referente ao tempo do furto ou roubo, em que não houve contato com o veículo.

Isenção por idade do veículo

Em casos que o automóvel já é antigo, você poderá solicitar o desconto. Cada estado possui uma regra, mas varia de 10 a 20 anos de uso do veículo. 

Isenção por tipo de veículo

Em alguns tipos de veículos o IPVA não é cobrado, como é o caso de carros pertencentes a órgãos públicos dos governos federal, estaduais e municipais, além de partidos políticos e entidades sindicais, entre outros.

Desconto pelo final da placa

Em alguns Estados, também é possível receber 10% de desconto no valor do IPVA a partir da placa final do veículo. Para saber mais, você deve acessar o site da SEFAZ, ir em “Espaço do Contribuinte”, escolher a opção “IPVA” e depois “Emissão de Boletos”, informando o Renavam e a placa.

Fique atento a data final do pagamento para garantir o desconto, que tem data de vencimento.

Como garantir o desconto? 

Se você faz parte de uma das categorias citadas acima, procure pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu Estado e eles irão repassar quais são os documentos necessários para a comprovação dos casos.

Como você viu, há diversas maneiras de economizar para garantir desconto na hora do pagamento do IPVA. Compartilhe esse texto com alguém que precisa saber dessa informação! 

Envie sua proposta

  • Modelo: Take Up! 4 Portas
  • Plano: Normal
  • Crédito: R$ 30.520,00
  • Parcela: R$ 480,00
  • Prazo: 0 meses









Autorizo o uso dos dados informados neste formulário para manter contato com a Importadora, de acordo com sua Política de Privacidade.

Jurídico

* Plano de 72 meses, com taxa média de administração de 0,18% ao mês. Parcelas 33% menores até a contemplação. Consórcio mais leve Volkswagen. Quatro automóveis são disponibilizados por assembleia (um por sorteio e três por lance). Depois de contemplado, você escolhe entre retirar o crédito de 66,7% ou crédito total, diluindo a diferença nas parcelas restantes. Valores sujeitos a alteração de acordo com a tabela do fabricante.