Preencha o formulário ou entre em contato pelo telefone (82) 2121.7100







Li e Aceito os Termos de Política de Privacidade








Como proteger a pintura do seu carro

Poucas conquistas na vida se compara com a aquisição de um veículo não é mesmo? Principalmente quando se trata de 0km novinho em folha, é uma sensação única e maravilhosa e nos transmite a sensação de poder e liberdade. O que não sabemos é que todo aquele brilho que só o carro 0km possui, se deve a pintura que acabou de ser realizada e por isso aquele efeito perolizado proporciona muito mais vitalidade a cor do veículo, deixando-o com a cara de que acabou de sair da concessionária.

Para manter todo esse brilho na cor de seu veículo é preciso se precaver, e uma das formas para isso, é a protegendo-o durante a lavagem. Isto mesmo, a simples e inofensiva lavagem que realizamos semanalmente pode ser a vilã que desgasta e danifica a pintura do seu carro, proporcionando um aspecto mais velho ao veículo, riscando-o e estragando a cor dele.

Lavando seu carro sem danificar a pintura

Como proteger a pintura do seu carro

A lavagem mal realizada pode ser um dos principais fatores que riscam, desprotegem e danificam a pintura do seu carro. Diante disso daremos algumas dicas de como lavar o seu carro com segurança, sem causar danos a pintura. Lembre-se que o carro deve se encontrar em local com sombra e a lataria deve estar fria.

  1. Primeiro separe os materiais necessários para a pintura que são:
    • shampoo automotivo específico (marcas: Car Wash 3M, Soft Wash Gel A2516 ou Shampoo Lava Autoshine);
    • dois baldes limpos de 18 litros;
    • um par de luvas de microfibras;
    • toalha mágica;
    • água;
    • um Ultimate Filter, com balde.
  2. Após separar os materiais comece a lavagem pegando os 2 baldes limpos e incluindo shampoo automotivo em um deles utilizando uma torneira com pressão despeje água neste mesmo balde até que se forme um espuma consistente, reserve. No segundo balde despeje somente água e o Ultimate Filter.
  3. Com uma mangueira (que possua pressão) retire toda a sujeira grossa da superfície do carro e feito isso, coloque as luvas de microfibras e comece a lavar a lataria superior do carro (teto) com a espuma que reservou no primeiro balde. Durante a lavagem as luvas de microfibra irá reter toda a sujeira e para remover você deverá esfregá-las no Ultimate Filter que está no segundo balde até que toda a sujeira deixe as luvas e permaneça no fundo do balde.
  4. Continue lavando toda a lataria, passando para o capo, partes laterais, vidros laterais, para-brisas e porta malas, sempre retirando a espuma com do shampoo com água evitando que ele seque sbre a superfície do veículo. Após lavar toda a lataria e vidros passe para os pneus, caixa de rodas e rodas.
  5. O carro já está totalmente limpo e brilhando? Então é hora de secá-lo, e para isso use a Toalha Mágica e lembre-se de começar a secagem sempre pela parte superior passando gradativamente para a parte inferior.

Dicas para otimizar a lavagem do seu veículo

  • Evite usar a força na hora da lavagem, o que irá remover a sujeira são os produtos e as luvas de microfibra, a força somente irá contribuir para a realização de pequenos riscos e danos na pintura.
  • Sempre finalize com um cera, além de proteger a pintura do veículo ela evita a impregnação da sujeira e facilita as próximas lavagens.
  • Nunca misture querosene na água imaginando que o produto irá auxiliar na limpeza da lataria, você alcançara o objetivo contrário e danificará a pintura do automóvel, e em muitos casos de forma definitiva.
  • Procure sempre lavar o veículo em sombra, pois isso evitará que os raios ultravioletas em contato com os shampoos automotivos manchem a pintura do carro.
  • Lave o veículo sempre por partes e de cima para baixo, isso evitará que os produtos permaneçam por mais tempo em contato com a superfície, e evitará possíveis manchas.
  • Evite utilizar panos ou camisetas velhas para secar a superfície do veículo pois eles poderão riscar a pintura do carro, além de deixar fiapos que atrapalharão a aplicação da cera automotiva.

Lavagem de Carro

Protegendo a pintura do veículo com a aplicação de cera

A cera é uma maneira muito eficaz de proteger a pintura do veículo. O uso deste produto é capaz de evitar danos causados pelos raios ultravioletas e os terríveis dejetos de pássaros que tanto danificam a lataria do carro. Além disso, a cera facilita as lavagens futuras evitando que a sujeira fixe na superfície automotiva. Mas é claro que para conseguir toda essa proteção é necessário escolher o tipo correto de cera e aplicá-la da forma certa, por isso daremos a seguir dicas de como aplicar a cera e qual produto adquirir.

Tipos de Cera

O que muitos não sabem é que para cada cor de veículo é indicado o uso de uma cera específica, isto não quer dizer necessariamente que exista uma cera para cada cor de veículo, mas sim que algumas ceras proporcionam um desempenho melhor em determinadas cores, por exemplo, para as cores escuras é indicado a cera Marque D’Elegance 915 Collinite, que se trata de um produto com alta concentração de carnaúba, e proteção potencializado. Esta cera proporciona alto brilho na pintura e possui uma excelente repelência de água. Outro tipo indicado para as cores escuras é a Cera NXT Meguiars, que pode ser encontrada na forma líquida ou pastosa e possui polímeros sintéticos bem como, diversas propriedades selantes. Muito fácil de aplicar, esta cera surpreende com a profundidade de cor que proporciona após a aplicação.

Já para os veículos de cores claras é indicado o uso da Cera 476S Collinite, que se trata de um selante misturado com cera de carnaúba capaz de proporcionar uma proteção de até 8 meses. Esta cera é responsável por devolver o brilho das pinturas prateadas e é conhecida pelos ótimos resultados na renovação da cor do automóvel deixando-o com aparência de 0km.

No mercado estão disponíveis diversos tipos de ceras automotivas e em sua grande maiorias o uso é indicado para todas as cores de automóveis. A Cera Paste Wax 3M por exemplo, é um produto também a base de carnaúba mas possui um diferencial que é o flúor polímero. O seu resultado não possui alterações baseadas nas cores da lataria, em qualquer cor de automóvel é possível obter ótimos resultados, além disso a cera possui rendimento de 15 a 20 aplicações, e o fabricante garante que a cera é capaz de proteger a pintura do veículo por até 2 meses. Outro ótimo produto disponível no mercado é a Cera de Carnaúba Hi-Tech M2611 Meguiars, com excelentes resultados esta cera é capaz de proporcionar um brilho radiante a pintura do veículo, e ainda possui uma aplicação fácil e prática, sua remoção também é bastante facilitada comparada com as ceras de outros fabricantes, e sua proteção dura até 2 meses.

Como aplicar a cera no veículo

Para atingir bons resultados com a aplicação da cera são necessários alguns cuidados, e um dos principais que devem ser observados primordialmente é se a superfície do veículo está totalmente seca, fria e limpa. Se estiver tudo certo, comece a aplicar camadas finas da cera realizando movimentos circulares com o auxilio de um aplicador confeccionado em espuma (marcas recomendadas: Lake Country ou Meguiars). Após o tempo de cura da cera, remova-a com ajuda de um pano de microfibra, sempre com movimentos circulares e leves.

Atenção: Evite utilizar a força mesmo que a remoção esteja dificultosa, neste caso ao invés de aumentar a pressão na superfície, aumente a velocidade dos movimentos dessa maneira evitará possíveis riscos.

Dicas para otimizar a aplicação de cera em seu veículo

  • Certifique-se de que a superfície do veículo se encontra perfeitamente limpa e seca, para evitar que a aplicação produza efeitos contrários como riscos, e manchas na pintura.
  • Prepare a superfície antes de aplicar a cera, isole as partes de plástico como os emblemas de marcas, ou outros adereços que não permitam o contato com a cera, com o uso de um fita crepe isole estas áreas evitando que o abrasivo da cera danifique as peças.
  • Evite fazer pressão quando estiver aplicando a cera, pois conforme explicado, isto poderá danificar a superfície do veículo.
  • Aguarde sempre a secagem da cera de acordo com a especificação do fabricante, para saber se já pode ser removido, passe o dedo e veja se o produto sai facilmente. Caso positivo, comece a dar brilho.
  • Sempre certifique-se de a cera foi aplicada em todo o veículo e removida também, pois caso permaneça algum resquício de produto poderá manchar a pintura a longo prazo.
  • Para um enceramento mais prático e fácil prefira as ceras líquidas que normalmente são mais fáceis de manusear.
  • Evite realizar procedimentos como polimento, ou aplicação de produtos abrasivos pois estes podem destruir a camada protetora da cera.

Protegendo a pintura do veículo com a chamada Manutenção

O produto conhecido como manutenção, possui fácil aplicação e o mais importante de tudo que sua utilização não implica na remoção da camada protetora adquirida com a aplicação da cera. Este produto somente potencializa a proteção da superfície do veículo e proporciona ainda mais brilho e repelência a água. Um produto de manutenção deve ser livre de abrasivos e solventes e é feito sempre após a lavagem com o veículo limpo e seco.

Um ótimo produto para manutenção é o Meguiars Ultimate Quik Detailer – Super Tok Final – UQD com o formato em spray, este produto possui uma fórmula avançada capaz de produzir um altíssimo brilho, e é ideal para manutenções rápidas. Capaz de aumentas em grandes proporções a proteção advinda da aplicação da cera, este produto permite que a camada protetora resita a diversas lavagens e ainda pode ser utilizado em vidros.

Como aplicar a Manutenção

Primeiramente, verifique se a superfície do veículo está seca e lima, e só então borrife o produto sobre a lataria do carro. Espalhe rapidamente o produto sobre a superfície com o auxilio de um pano de microfibra. Com outro pano de microfibra seco vá lustrando a superfície, sempre realizando movimentos circulares evitando o uso da força, e sem pressionar.

Com estes cuidados a pintura de seu veículo estará protegida dos danos causados pelos raios solares, por todos os outros fatores que implicam na sua degradação e desgaste. Mas se você busca uma proteção ainda mais potente e eficiente, saiba que existem alguns procedimentos realizados em oficinas especificas que proporcionam ainda mais proteção e cuidado com a pintura do seu veículo, mantendo-a sempre brilhante, bela, e uniforme. Estes procedimentos são conhecidos como Cristalização e Espelhamento, e podem ser fornecidos por fabricantes renomados como a 3M.

Espelhamento e Cristalização

Este procedimento é o que há de mais moderno no segmento de polimentos e proteções para pinturas automotivas, e é capaz de eliminar por completo os riscos superficiais, as imperfeições de brilho, oxidações, contaminações externas e outros danos causados na pintura devido a desgastes naturais causados por agentes poluentes e raios solares, sem que para isso a cor da pintura original do veículo seja danificada.

Este procedimento proporciona resultados ainda mais positivos em pinturas metalizadas ou prateadas, isto porque, intensifica o brilho das partículas de alumínio presentes na composição das tintas com estas tonalidades. O efeito perolizado destas cores é aumentado significativamente proporcionando uma aparência uniforme e ultra brilhante. O mais interessante é que todos os produtos utilizados neste procedimento são confeccionados a base de água e estão livres de agentes abrasivos, ou substâncias advindas do petróleo, que normalmente danificam a pintura em longo prazo.

Vale lembrar que este procedimento é o único existente no mercado capaz de tratar tanto das remoções de danos e desgastes da pintura, quanto da intensificação da cor e do brilho da pintura, proporcionando um nivelamento da aparência da superfície do veículo. O procedimento de Espelhamento e Cristalização duplica os efeitos de proteção da pintura devido a utilização de suas ceras especiais que contribuem para um proteção intensificada e com durabilidade de longos 6 meses. Este tipo de procedimento evita reações químicas ou contaminações que podem ocorrer na pintura, além de evitar os riscos superficiais que surgem naturalmente devido ao desgaste na pintura do veículo.

Envie sua proposta

  • Modelo: Take Up! 4 Portas
  • Plano: Normal
  • Crédito: R$ 30.520,00
  • Parcela: R$ 480,00
  • Prazo: 0 meses










Jurídico

* Plano de 72 meses, com taxa média de administração de 0,18% ao mês. Parcelas 33% menores até a contemplação. Consórcio mais leve Volkswagen. Quatro automóveis são disponibilizados por assembleia (um por sorteio e três por lance). Depois de contemplado, você escolhe entre retirar o crédito de 66,7% ou crédito total, diluindo a diferença nas parcelas restantes. Valores sujeitos a alteração de acordo com a tabela do fabricante.