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Conservação externa. Saiba a melhor forma de manter seu carro em bom estado.

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A melhor forma de manter seu carro em bom estado e ainda preservar o valor dele é conservá-lo limpo. Por isso, faça uma lavagem periódica e aplique cera de conservação tomando certas precauções.
Pré-lavagem
Por segurança, não se esqueça de puxar o freio de mão, desligar o motor e tirar a chave da ignição. Nunca tente remover a sujeira a seco, para evitar riscos. O ideal é deixar o carro “de molho” antes, amolecendo pó e lama com água abundante. Quanto antes você tirar os resíduos da superfície do veículo, menos destruidor será o efeito nocivo. Principalmente, sob sol forte, a sujeira corrói a lataria rapidamente.
Lavagem manual
Use uma esponja macia ou uma luva, lavando-as com frequência e enxaguando o carro com bastante água. Se houver sujeira persistente, experimente xampu ou sabão neutros. Comece pelo teto, sem exercer muita pressão, até chegar às rodas, aos para-choques e abaixo da soleira da porta. Depois, use um pano macio para secar.
Sistemas de alta pressão
Usar a mangueira a jato pode dar menos trabalho, mas também exige atenção. Para começar, leia as instruções do aparelho, para saber qual pressão usar e a que distância do carro ficar. Nos pneus, não lave com mangueiras de pressão com jato concentrado, para não comprometer sua resistência. Cuidado com a temperatura da água (nunca acima de 60° C) e também com dias muito quentes. Após a lavagem, seque primeiro os freios e evite manobras de frenagem abruptas e repentinas.
Lava rápido 
Retire a antena de teto e outros assessórios sobressalentes externos. A pintura do veículo é resistente, mas fique atento às características do processo de lavagem e do tipo de escovas, assim como os produtos utilizados. Se notar riscos ou descoloração, chame a atenção do responsável. Quando terminar, seque primeiro os freios para que as pastilhas não ficarem comprometidas pela umidade.
Cera
Hora de colocar a mão na massa, pois, para preservar a pintura, a aplicação da cera deve ser manual. Prefira as que não sejam abrasivas e que confiram à pintura proteção contra a ação de agentes externos. Observe as características sobre a impermeabilização do produto e siga as instruções da embalagem.
Polimento
Só é necessário polir quando a pintura estiver fosca e o brilho não for recuperável com a aplicação de cera de conservação. Consulte um Concessionário Volkswagen antes de arregaçar as mangas. Peças de plástico, por exemplo, não podem receber cera e nem polimento.
Vidros e retrovisores externos
Para limpar os vidros, procure um produto específico à venda no mercado, à base de álcool. Passe um pano umedecido e enxugue com uma flanela limpa. Para não danificar os filamentos do desembaçador do vidro traseiro, não aplique autocolantes pelo lado de dentro. As palhetas do limpador de para-brisa, traseiro e dianteiro, devem ser limpas, primeiro, com um pano macio, para tirar o pó. Em seguida, misture um aditivo específico a água e use um pano ou uma esponja.
Peças cromadas
As peças cromadas devem ser limpas com um pano úmido, usando um produto próprio para esse material. Para polir, um pano macio e seco resolve. Cuidado, porém, com ceras de efeito abrasivo e evite fazer isso em ambientes com pó e areia. Antes, tenha certeza de que a peça é mesmo de metal cromado, pois alguns componentes de plástico imitam o material.
Rodas e calotas
Limpe as rodas de aço e calota central periodicamente com uma esponja destinada exclusivamente para isso. Eventuais danos à pintura devem ser eliminados antes de formar ferrugem. Seque primeiro os freios e pise com cuidado no pedal para testá-los antes de sair à rua.
Procure um especialista
Ao menos para a limpeza da parte inferior do veículo e do motor, o mais recomendável é buscar um Concessionário Volkswagen, que dispõem de produtos de retoque apropriados e de equipamentos necessários de aplicação. Abaixo do carro, há uma proteção contra batida de pedras e só um especialista poderá dizer o quanto ela está comprometida. No motor, também é complicado mexer porque há uma série de conexões elétricas e outros componentes sensíveis.

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Jurídico

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